quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trono de Fátima: revitalizando sua História

"Decorridos 15 meses, com o movimento de romarias cada vez maior, o monumento Mariano já não podia mais deixar de ser construído. Era chegado o tempo de concretizar a idéia. Mas como? Várias tentativas não surtiram efeito, não correspondiam ao caráter intrínseco da obra.
Mesmo assim, aos 12 de maio de 1946, foi lançada a primeira pedra, no meio de imensa multidão petropolitana (romaria das pedras), muito embora ainda nada houvesse de definitivo. Alguns dias se passaram até que, quase casualmente, Frei João José (idealizador do movimento Mariano em Petrópolis) procurou o Dr. Heitor da Silva Costa. O grande construtor do Cristo no Corcovado acabaria com as vacilações de até então.
O monumento deveria assumir aspecto de rara luminosidade para representar de alguma forma a sensação de luz que os três videntes ­tiveram.
Sete colunas sustentariam um dossel, formando um Trono para quem se revelou ser a Rainha do Rosário. Detalhes foram se delineando, em obediência a estas idéias mestras."
 

Iniciada esse mês a reforma ao Trono de Fátima, o local com vista panorâmica para nossa querida Petrópolis. Além da paisagem natural, do Trono de Fátima podemos ver os principais pontos turísticos da cidade.

Com sua primeira pedra lançada em 1946, o monumento só foi inalgurado em 1951 tendo como idealizador o mesmo quem desenhou o Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Dr. Heitor da Silva Costa. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida na Itália, chegando ao Brasil no mesmo ano de sua inalguração.

Mesmo existindo a 65 anos, este monumento religioso ainda é pouco conhecido tanto para os turístas quanto para moradores da própria cidade. A cúpula protetora apóia-se em 7 colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura. A imagem da virgem mede 3,50m esculpida na Itália (como dito anterioemente) e na parte inferior há uma capela e sala de ex-votos. Há também estacionamento, banheiros, um barzinho e uma pequena loja de produtos artesanais.

A ideia proposta pela Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico (AMA-Centro Histórico) é de, além da revitalização, um incentivo a visitação no local com transporte guatuito a turistas e moradores já que tal monumento fica no alto de um morro em Valparaíso. A entrada é franca e o Trono está aberto a visitações de  terça a domingo, das 8h às 18h.

Embora seja um monumento religioso, o Trono de Fátima é um ponto turístico que vale muito a pena conhecer. Se você é de outra religião, não deixe de visitar o  local por causa da imagem da Santa, Petrópolis é linda e merece ser vista de todos os ângulos possíveis.


Até a próxima!
 
  
Trono de Fátima - Rua Padre Moreira, Valparaíso, Petrópolis-RJ


 
Fonte: Fundação de Turismo e Cultura - Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário