sábado, 7 de julho de 2012

Capital Cultural do Rio

COMUNICADO: Antes de iniciar essa postagem gostaria de informar que excepcionalmente amanhã (08/07) este blog estará em recesso pois eu, estarei em nossa amada cidade Petrópolis, para acompanhar o último dia da Bauernfest que será tema do post de segunda! Abraços.

Não, este não é um título oficial, Petrópolis não é a Capital Cultural do estado do Rio de Janeiro mas, não me surpreenderia se fosse. Uma cidade linda, com uma história rica que se faz presente ainda nos dias de hoje, com programações culturais diariamente é sim a Capital cultural do Rio.
A Prefeitura Municupal disponibiliza todos os meses no site da Fundação de Cultura e Turismo a "Revista Cultural" do mês. O arquivo em formato PDF contém todos os dias, horários, locais e preços (quando são eventos pagos) e eu como uma boa amante de Petrópolis não perco uma edição.

Para pessoas como eu, que ainda sonham em morar em Petrópolis, estas informações culturais causam até coceira por não poder estar presente em todas (ou pelo menos na maioria) as/das atrações. Para nós, a cidade se mostra sempre bela, impecável e sem defeitos mas, durante minhas pesquisas me deparei com um vídeo de iniciativa da Televisual Filmes no qual a população abdicava por melhorias entre elas: a conservação do meio ambiente, do patrimônio, investimento em arte e cultura etc. Em outros momentos já li, vi ouvi pessoas reclamando da sujeira das ruas, das depredações dos patrimônios públicos entre outros.

Que Petrópolis é linda, não há como negar, que seus investimentos em cultura são muito mais eficazes que em muitas outras cidades é fato, que sua história é conservada e preservada no entanto nem sempre é verdade pois nós visitantes e vocês moradores devemos nos unir para manter-los conservados, em ordem, sem pixações ou qualquer outro tipo de depredação. A Capital Cultural do Rio não é perfeita porque não existe nenhum lugar no mundo que esteja livre das imperfeições humanas, sejam elas direta ou indiretamente.

Minha intenção aqui é, assim  como o vídeo que assisti, (que estará disponível ao final desta postagem) ajudar a esta cidade que clama por cuidados. Queria eu poder fazer algo tão grandioso assim em minha cidade. Algo assim como o pessoal da Televisual fez por Petrópolis. É claro que, não é em um só dia de conscientização que a população irá mudar radicalmente, não é com um dia de "protesto" que o poder público resolverá todos os problemas que lhes cabe mas, esta iniciativa mosta que a cidade soube ao longo dos anos desenvolver em seus habitantes o poder de serem cidadãos. Cidadãos sim, por além de conhecer seus direitos, lutar por eles.

Não deixe que esta cidade perca suas caractrísticas mais marcantes: sua beleza, sua cultura, sua tranquilidade. Seja não só um morador ou turista, seja um amigo de Petrópolis. Cuide, conserve, queira bem AME Petrópolis e os resultados serão sempre positivos.

Até a próxima!




3 comentários:

  1. Olá, Jéssica!

    Parabéns pelo artigo! Nós agradecemos a referência ao nosso documentário e lembramos que a iniciativa dos cidadões é realmente o único poder transformador para dias melhores.

    Pedimos lincença só pra discordar de voce quanto a questão dos investimentos em cultura. Aqui, a realidade está muito longe sequer do minimamente aceitável. Lamentavelmente, Petrópolis fica atrás de muitas cidades, inclusive, com economias menores e mais limitadas portanto para investir em cultura e mesmo em preservação do patrimônio histórico e natural.

    Por isso, é nosso dever seguir lutando paraconscientizar a população em eventos como esse, iniciativa dos moradores da cidade que estão conscientes das necessidades.

    Um fraternal abraço e visite o canal da Televisual Filmes no You Tube.

    Equipe Televisual

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu quem agradeço pelo contato... sou super a favor desse tipo de iniciativa de vocês e torço para que as coisas melhorem.
    Realmente, minha visão de Petrópolis é de uma pessoa de fora e que ai é diferente mas nossa luta é a mesma: a conscientização tanto dos morados quanto dos turistas.

    Sempre que posso dou uma passada por lá para me manter informada dos acontecimentos! rs

    Abraços e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  3. PETRÓPOLIS DO MEU TEMPO: " CAPITAL SOCIAL DO PAÍS" - "CAPITAL CULTURAL DO PAÍS" - " CIDADES DAS HORTÊNSIAS" ..... hoje...

    ResponderExcluir